Realizamos diagnósticos precisos, identificamos as necessidades da empresa, apresentamos e implementamos as soluções viáveis e eficazes de forma a proporcionar estabilidade, segurança e solidez na gestão dos seus negócios, através de um trabalho totalmente personalizado.

Recent Posts

Enorme Consultoria e Serviços, Lda +258 336 4904 enorme@enorme.co.mz
Back to top

Enorme Consultoria e Serviços

  /  Creative   /  Consumidores mudam preferências em função de critérios de sustentabilidade
a

Consumidores mudam preferências em função de critérios de sustentabilidade

Este estudo analisa o impacto da sustentabilidade nos padrões de compra dos consumidores e a forma como as empresas de produtos de consumo e de retalho (PCR) compreendem as expectativas dos consumidores. O estudo, Consumer Products and Retail: How sustainability is fundamentally changing consumer preferences, conclui que a sustentabilidade subiu na lista das prioridades dos clientes: 79% dos consumidores estão a mudar as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, de inclusão e de impacto ambiental das marcas. Além disso, a pandemia da COVID-19 provocou um aumento no nível de consciencialização dos consumidores e aumentou e no empenho de fazerem compras mais sustentáveis: 67% dos consumidores afirmaram estar mais conscientes da escassez de recursos naturais devido à crise da Covid-19, e 65% disseram que vão estar mais atentos à repercussão que o seu nível de consumo global poderá ter no “novo normal”.

Um estudo da Capgemini evidencia a existência duma relação direta entre a sustentabilidade e o negócio das empresas de bens de consumo, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do nível de fidelização dos clientes e das receitas das marcas.

As preocupações com a sustentabilidade passaram a influenciar de forma determinante o comportamento dos consumidores e alcançaram uma maior abrangência: 53% dos consumidores em geral, e 57% na faixa etária dos 18 aos 24 anos, mudaram para marcas menos conhecidas por serem mais sustentáveis. Mais de metade dos consumidores (52%) afirmaram que partilham uma ligação emocional com produtos ou organizações que percecionam como mais sustentáveis. 64% revelaram que comprar produtos sustentáveis os faz sentir mais felizes com as suas compras (o valor sobe para os 72% na faixa etária dos 25 aos 35 anos).